Resumo de Histologia Básica
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
HISTOLOGIA
(RESUMO)
Resumo acadêmico apresentado à disciplina Histologia Humana, sob a orientação do professor José Rosa F. Filho, no curso de Enfermagem, como requisito de avaliação.
Docente: José Rosa F. Filho
Feira de Santana, 22 de setembro de 2014.
Histologia e seus métodos de estudos
Capítulo 1
Histologia é o estudo dos tecidos do corpo e de como se organizam para constituir os órgãos. Os principais são: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso e tecido muscular. São constituídos pelas células e pela matriz extracelular (MEC), que possuem intensa interação entre si. As células e a MEC formam uma entidade contínua funcionando de forma conjunta e responde coordenadamente às exigências do organismo, sendo responsáveis por nossa estrutura tecidual. Cada um dos tecidos fundamentais é formado por vários tipos de células características daquele tecido e por associações e arranjos característicos entre células e matriz extracelular.
Preparação de tecidos para exame microscópio
Por conta do pequeno tamanho das células e dos componentes da matriz a histologia tornase dependente do uso de microscópios. O procedimento mais usado no estudo de tecidos ao microscópio consiste na preparação de cortes histológicos. Alguns tecidos e órgãos por serem espessos não permitem a passagem adequada da luz, então precisam ser fatiados em secções ou cortes histológicos muito delgados. Tais cortes são obtidos por meio de instrumentos de grande precisão chamados micrótomos.
Fixação
Após sua remoção do corpo, células ou fragmentos de tecidos e órgãos devem ser submetidos a um processo chamado de fixação. Esse processo tem vários objetivos como, inibir ou evitar a autólise do tecido - digestão do tecido por enzimas presentes nas próprias células ou em bactérias; coagular ou endurecer o tecido e tornar difusíveis as substâncias insolúveis; proteger, através do