resumo de grupos funcionais
Os grupos funcionais são agrupamentos específicos de elementos que mantêm características químicas e físicas entre sí. Cada um desses agrupamentos é também responsável pelas características dos compostos que os contem, principalmente sua reatividade. Existem diversos grupos funcionais em química orgânica, cada um com regras específicas para a sua nomenclatura, e nos deteremos mais representativos grupos funcionais mais a frente.
Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos, o classe mais proeminente de grupos funcionais, são formados por compostos que contem apenas carbono e hidrogênio. Eles podem ser subdivididos em quatro grandes grupos de hidrocarbonetos: alcanos, alcenos, alcinos e compostos aromáticos.
Os alcanos são compostos que apresentam apenas ligações simples em sua constituição. O alcano mais simples é o metano (CH4), um componente presente na atmosfera de muitos planetas, além de ser o maior componente do gás natural. O metano, bem como os quatro alcanos homólogos seguintes, etano (C2H5), propano (C3H8) e butano (C4H10) são gases a
20° C. O carbono dos alcanos apresenta hibridização sp3 e, portanto todos os seus ângulos de ligação têm 109,5°. Alcanos tem grande importância na indústria de combustíveis.
Estrutura do metano.
Os alcenos são hidrocarbonetos que apresentam pelo menos uma ligação dupla em sua constituição. Os alcenos de forma geral são aproveitados na indústria como matéria prima para a produção de diversos materiais. O alcenos mais simples é o eteno (C2H4), e é a fonte de produção do etanol não fermentado e do polímero polietileno de ampla aplicação na indústria de plásticos. O propeno (ou propileno, C3H6) é também muito importante na indústria, sendo o precursor do polímero polipropileno, a material prima para a produção da acetona. Os carbonos que participam da ligação dupla dos alcenos apresentam hibridização sp2, com ângulos de 120° entre suas ligações, enquanto os demais carbonos