Resumo de Geografia
Questão 1 – Mapa de circulação de ventos alísios:
Explicação:
Ventos Alísios são ventos que ocorrem durante todo o Mês nas regiões subtropicais, sendo muito comuns na América Central. São ventos úmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas. A sua influência é mais marcante no clima de regiões costeiras e de baixa latitude, exercendo grande importância na meteorologia insular. Os contra-alísios são ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos. Os ventos contra-alísios ocorrem em duas faixas do globo divididas pela linha do Equador, e se formam pelo aquecimento do ar junto à região equatorial. Estes ventos secos dissipam a cobertura de nuvens, permitindo que mais luz do Sol aqueça o solo.
Questão 2- Intensidade dos raios solares com o globo. Como que o sol bate nas regiões polares, subtropicais e etc.
Questão 3 – Numerar as florestas de acordo com suas características.
Floresta latifoliada equatorial
Floresta Amazônica ou Hileia.
Características: Clima quente e úmido, floresta heterogênea e densa. Dividida em três estratos:
○ Igapó - parte que se assenta sobre o nível mais inferior da topografia, onde o solo está sempre inundado.
○ Várzea - parte de média altitude do relevo, onde as inundações são periódicas.
○ Terra Firme - parte mais elevada do relevo, livre de inundações, trecho mais desenvolvido da floresta.
Floresta latifoliada tropical (Mata Atlântica)
Foi intensamente devastada, predominando em regiões de clima quente e úmido, com verões brandos, surge nas encostas das serras litorâneas.
Mata dos Cocais
Está numa zona de transição entre os ecossistemas da Floresta Amazônica e da caatinga. É classificada como uma formação florestal, mas, na realidade, constitui uma formação vegetal secundária, por seu acentuado desmatamento. Nesse ecossistema predominam dois