Resumo de fisiologia, homeostase, bioelétrogenese
Conceito: Manutenção das condições estáveis do meio interno através de mecanismos de controle homeostáticos nas variáveis homeostáticas (temperatura, pH, volume células, pressão, glicemia) Como ocorre: através da retroalimentação negativa que são mecanismos em resposta como: sede e rubor em altas temperaturas. Sensores/receptores captam variações que são reconhecidas pelo ponto fixo (reconhece condições ótimas para a vida) acionando efetores adequados como: arrepio, palidez em caso de frio. Conceitos importantes SENSORES: Proteína de neurônios sensoriais. VIA AFERENTE: Levam informação da periferia para o centro cerebral. VIA EFERENTE: trazem a resposta do estimulo do centro cerebral para as células da periferia. FILTRAÇÃO: Saída de substancias dos capilares. REABSORÇÃO: Entrada de substancia nos capilares. RESUMO DE COMO OCORRE A HOMEOSTASE Variável (calor) -- sensores informações por vias aferentes - centro de controle resposta por vias eferentes - efetores (suar).
DINAMICA CAPILAR
Conceito: entrada e saída de substancias nos capilares sanguíneos que estão localizados pero das células. COMO SE FORMA UM CAPILAR: Arteríola chega com sangue arterial e afina-se formando um capilar que através de união com vários outros capilares forma uma vênula onde circula sangue venoso.Ou seja: chega sangue arterial e sai sangue venoso. COMO OCORRE: Ao redor das células contem um liquido chamado de liquido intersticial. Quando ocorre uma diferença de pressão hidrostática ( arterial ) sendo a do capilar maior que a do meio, ocorre a filtração. Quando ocorre uma diferença na pressão oncótica ( causada por proteínas) sendo a dos capilares maior que a do meio ocorre reabsorção.
EDEMA
Conceito: Acumulo de liquido do meio extracelular. COMO OCORRE: (1) diminuição da pressão oncótica dentro do capilar, reduzindo as proteínas circulantes fazendo com que ocorra mais filtração do que reabsorção. (2) Aumento da permeabilidade capilar fazendo com que a filtração