Resumo de fIlmes
O filme Sociedade dos Poetas Mortos se passa em uma escola masculina chamado Welton, onde essa escola retrata uma educação tradicionalista, o professor era o “centro” da sala, e os alunos eram somente “espectadores” assumindo assim o papel secundário, consequentemente suas idéias e vontades não eram consideradas pelos professores e nem mesmo pela própria direção da escola.
Os alunos se sentavam enfileirados, fazendo com que a atenção fosse voltada somente para o professor. Os professores obedeciam todas as ordens que eram dadas pela direção, sem questionar.
A direção da escola era muito rigorosa com seus estudantes e com os professores que trabalhava na isntituição.
Os jovens encontram-se inseridos em um sistema autoritário e rígido, pois a maioria dos alunos não tinha o apoio de suas famílias e eles se voltavam a favor a escola.
Mas foi quando surgiu um professor chamado John Keating (interpretado por Robin Williams), que desacata todas as normas que são impostas pela escola, mostrando que o “mundo” pode ser diferente, ou seja, o professor mostra aos alunos que o mundo em que eles vivem é cheio de possibilidades. Keating consegue dispertar um sentimento que eles jamais sentiram.
Keating propõem a seus alunos pensarem sem que fossem influenciados pelo meio externo; a se expressarem sem ter medo da opressão. Em sua sala de aula os garotos aprendiam a valorizar seus corpos, em toda aula Keating propunha que seus alunos se organizassem de formas diferentes, onde podiam visualizar as coisas de outro ângulo. Keating acreditava que o corpo expressa o que a mente pensa, ou seja, se sua mente for controlada, por consequência seu corpo se manterá conforme sua mente. Keating fez com que suas aulas fossem prazeroras, pois ele mostrou aos seus alunos que o universo em que eles viviam podia ser diferente. O filme mostrava exatamente isso, os professores controlavam a mente dos alunos, para que os seus corpos se mantessem