Resumo de etica e legslação
Introdução:
O pensamento ético no fim do século XX era caracterizado pela crescente busca da resolução de problemas que envolvessem individual ou coletivamente o dia-a-dia das pessoas.
Na época os temas abordados eram a poluição da hidrosfera e da atmosfera, dentre outros, que envolviam e alarmavam pessoas e entidades dos mais diversos níveis.
Após a crise da ética Kantiana, surgiu a metaética que buscava respostas para perguntas lógicas e a ética aplicada, em seu auge, que abordava questões relevantes para as pessoas e a humanidade.
Passos em 2000 afirmava que havia a necessidade de uma postura ética para a civilização tecnológica com a finalidade de preservar a integridade das pessoas e do mundo diante de situações de abuso de poder.
A ética aplicada é vista como introdução dos princípios que sustentam a ética e os problemas teóricos do cotidiano, não sendo assim uma novidade. O que pode ser confirmado através de sua inserção em diversas disciplinas como ética: ética, deontologia, bioética, dentre outros cursos de formação acadêmica que contam com um código de ética que estabelece seus direitos e deveres da sua profissão perante a sociedade.
Entre estes profissionais destacam-se os profissionais da saúde, pela natureza do seu trabalho e as relações que estabelecem com os pacientes.
Diante desta relação surgiu um interesse pela discussão sobre os modos de agir deste profissional sobre o que é concreto ou não. Tendo por objetivo contribuir para que profissionais da área da saúde reflitam em suas posturas e passam compreender a importância da ética no seu cotidiano e na vida profissional.
Uma visão geral sobre a ética na atualidade:
Os contornos do debate ético na atualidade representam o acumulo de embates teóricos que vem refletindo sobre a vida do homem em sociedade.
No período Socrático, chamando assim pela grande influencia de Sócrates (469-399 a.c), é considerado