Resumo de estruturas organizacionais - gti
· Monarquia de Negócios – a diretoria
· Monarquia de TI – os especialistas em TI
· Feudalismo – cada unidade de negócio toma decisões independente
· Federalismo – combinação entre o centro corporativo e as unidades de negócio, com ou sem o desenvolvimento do pessoal de TI.
· Duopólio de TI – o grupo de TI e algum outro grupo (por exemplo, a alta gerência ou líderes das unidades de negócios).
· Anarquia – tomada de decisões individual ou por pequenos grupos
O excesso de informações ou informações não relevantes atrapalha o processo de tomada de decisão.
Processos:
1 - PO1 Definir o Plano Estratégico de TI;
O planejamento estratégico de TI é necessário para o gerenciamento de todos os recursos de TI estejam alinhados com a estratégia do negócio.
Para que ocorra o sucesso neste processo é necessário o envolvimento da Alta Direção e da Direção do Negocio no alinhamento do Planejamento estratégico
2 - PO2 Definir a Arquitetura de Informação;
Os sistemas de informação deveriam criar e atualizar regularmente um modelo de informação de negócio e definir sistemas para aperfeiçoar o uso desta informação.
3 - PO3 Determinar a Direção Tecnológica;
Os serviços de informação deveriam determinar a direção da tecnologia para manter o negócio. Para isto é necessária a criação de um plano de infra-estrutura tecnológica e um conselho de arquitetura.
4 - AI2 Adquirir e Manter Softwares Aplicativos;
Este processo cobre a manutenção dos softwares disponíveis para atender ao negócio. Respeitando os requisitos de segurança, o desenvolvimento e a configuração de acordo com os padrões estabelecidos.
5 - AI3 Adquirir e Manter a Infra-estrutura Tecnológica:
Criar processos para a aquisição, implementação e atualização da infra-estrutura de tecnologia. Isso assegura um apoio tecnológico contínuo às aplicações de negócio.
6 - DS3 Gerenciar a Performance e Capacidade;
Este processo inclui prever necessidades futuras com base em carga de