Resumo de ensino de dança hoje
Biografia
Isabel A. Marques é formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado em Dança no Laban Centre for Movement and Dance (Londres) e doutorado na Faculdade de Educação da USP.
Foi professora de Didática e Prática de Ensino de Dança na FE-UNICAMP por cinco anos e professora conferencista (convidada) no Curso de Artes Cênicas da ECA-USP. Foi professora do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Ministrou cursos voltados para a área de Dança e Educação em cursos de Pós Graduação (especialização) na Universidade do Rio Grande do Norte (RN), Universidade Federal de Viçosa (MG), na Universidade do Estado de Santa Catarina (SC), na Faculdade de Educação da USP (SP) na Faculdade de Educação Física de Santo André (SP) e Faculdade de Artes do Paraná (PR).
Resumo
A dança e a sociedade estão sempre imbricadas. Não há como falar da dança sem percorrer a grandeza de sua trajetória ao longo dos anos, nem deixar de falar do homem, da sua corporeidade e necessidades.
De acordo com o autor, a dança tanto tinha características lúdicas como ritualísticas, em que havia manifestações de alegria pela caça e pesca ou dramatizações pelos nascimentos e funerais. As danças, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', permeios de emoções, de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais. Portanto, o conhecimento de si mesmo e da dança passa pela necessidade de conhecer sua própria história e manifestações culturais de seu povo.
Neste sentido a dança sempre visou o mesmo fim: a vida, a saúde, a religião, a morte, a fertilidade, o vigor físico e sexual, também permeando os caminhos terapêuticos e educacionais, estabelecendo assim, uma diversidade interessante para esta manifestação.
É fundamental para este homem, que partiu de nômade a sedentário, ainda