Resumo de durkheim, mauss, simiand, febvre e prost
Marcel Mauss faz também uma comparação da sociologia com a psicologia, onde a psicologia trataria das relações individuais, enquanto a sociologia os objetos são as representações coletivas, que para quem o possui teria um caráter autônomo e inconsciente.
François Simiand diz que o fato social é psicológico, e sendo psicológico é também subjetivo. E, sendo assim, é impossível constituir uma ciência social nos moldes positivistas. Para ele, todo estudo cientifico explica, um pouco, uma solução para o mundo exterior. Simiand diz que na ciência positivista os fatos são objetivos. Ele afirma que o fenômeno social é uma abstração, e isso segue para um fato cientifico, que também será uma abstração. Ele conclui dizendo uma regra para a ciência positiva, que elas devem buscar abstrações que ponham regularidades e leis em evidencia.
Reis afirma que a partir do século XX, o homem deixou de ser considerado como sujeito, e passou a ser um objeto, produto da história. Essa nova ideia de história partiu dos sociólogos seguidores de Durkheim, já os historiadores dos Annales romperam com a influência da filosofia sobre a história. Os historiadores da escola dos Annales buscam analisar a