Resumo de didatica metodologica
O entendimento dos: objetivos, conteúdos e métodos da Educação se modificam conforme as concepções de homem e da sociedade que, em cada contexto econômico e social de um momento histórico.
A Didática, mediando os objetivos e conteúdos do ensino, investiga as condições e formas que vigoram no processo da aprendizagem e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem e ainda, traduz objetivos sociais e políticos em objetivos de ensino; seleciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao estabelecer as conexões entre ensino e aprendizagem, indica princípios e diretrizes que irão regular a ação didática.
Esse conjunto de tarefas não visa outra coisa senão o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos, com vista à sua preparação para a vida social. Em outras palavras, o processo didático de transmissão/assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.
Enquanto a Pedagogia investiga a teoria e a prática pedagógica, a Didática converte os objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino; seleciona conteúdos e métodos próprios de cada disciplina. Ou seja, a Didática se caracteriza como uma “ponte” entre as bases teóricas e científicas, analisadas pela Pedagogia, e a prática (do Professor) em sala de aula. Tem, como primeira característica, ajudar o aluno a interiorizar os modos de pensar, de raciocinar e de investigar.
Geral:
- Métodos Tradicionais:
- Métodos Ativos:
- Métodos da Descoberta:
- Método de Solução de Problemas:
A formação da Teoria Didática para investigar as ligações entre Ensino e Aprendizagem, e suas leis, ocorrem no século XVII, quando João Amós Comênio (1592-1670), um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre Didática: