RESUMO DE CUSTO
Neste Capítulo, abordaremos os principais aspectos ligados à função da Conta- bilidade de Custos como uma das formas de Controle de custos. Iniciemos por discutir o próprio conceito de Controle
Controlar significa conhecer a realidade, compará-la com o que deveria ser, tomar conhecimento rápido das diver- gências e suas origens e tomar atitudes para sua correção. .
Sistema de Custos pode ser de grande importância para que se consiga obter Controle, desde que devidamente completado por essa fase de correção. Podemos até dizer que dispor de um bom sistema de custos é condição não suficiente, mas necessária.
A mais eficaz forma de se planejar e controlar custos é a partir da institu- cionalização do Custo-padrão, que tanto pode ser usado com o Custeio por Absorção como com o Variável
CONCEITOS DE CUSTO-PADRÃO Custo Padão seria o valor conseguido com o uso dos melhores materiais possíveis, com a mais eficiente mão de obra viável, a 100% da capacidade da empresa, sem nenhuma parada por qualquer motivo, a não ser as já programadas em função de uma perfeita manutenção preventiva etc.
Custo-padrão Ideal seria uma meta da empresa a longo prazo, e não a fixada para o próximo período ou para determinado mês.
Há um outro conceito de Custo-padrão muito mais válido e prático. Trata-se do Custo-padrão Corrente. Este diz respeito ao valor que a empresa fixa como meta para o próximo período para um determinado produto ou serviço, mas com a diferença de levar em conta as deficiências sabidamente existentes em termos de qualidade de materiais, mão de obra, equipamentos, fornecimento de energia etc. É um valor que a empresa considera difícil de ser alcançado, mas não impossível. a forma mais simples de diferenciao Custo-padrão Corrente do Custo Estimado É dizendo que o Padrão Corrente é o custo que deveria ser, enquanto o Estimado é o que deverá ser.
FINALIDADES E