Resumo de consolidação da organização industrial
A consolidação da Organização Industrial
Ilhéus, 10 de Maio de 2012. 1. Organizações econômicas pré-industriais A organização industrial não surgiu de um momento para outro, é fruto de uma acumulação de experiências que ocorreram em estruturas anteriores à Revolução Industrial. As mais significativas foram as Corporações de Ofício, a Manufatura e as Companhias de Comércio. 2.1 Corporações de Ofício. As corporações de oficio também são chamadas de guildas ou grêmios. Associações que reuniram artesões ou comerciantes que surgiram na Europa na Idade Média a partir do século XII. Tinha caráter voluntário e tinha como principais objetivos garantir o monopólio do exercício da profissão ou do ramo do comércio, o controle de qualidade e da quantidade de mercadorias produzidas, o treinamento de aprendizes e a assistência a seus membros. Organizações constituídas por três categorias de trabalhadores: o mestre, os oficiais ou jornaleiros e os aprendizes.
2.2 As Manufaturas
A fase de produção mecanizada, que se consolida a partir da segunda metade do século XVII e marca o início do capitalismo industrial, foi antecedida por uma fase de produção manufatureira. Aumentou a produção de mercadorias com a introdução da divisão do trabalho e, juntamente com a produção doméstica no campo controlada pelos mercadores, causou a decadência das corporações de ofícios.
2.3 As Companhias de Comércio
Eram sociedades que detinham cartas especiais outorgadas pelos Estados concedendo-lhes privilégios, em sua maior parte monopolísticos, e tinham funções colonizadoras e administrativas nas regiões em que lhes fosse concedida a exploração. Essas companhias de comércio eram constituídas por mercadores que se uniam com o objetivo de explorar novas terras e possibilitar as expedições, instalação de feitorias