Resumo de conceitos importantes para quem estuda Ciências Sociais.
Ciências sociais – É o conhecimento sobre a vida social humana, fenômenos e processos sociais, formas de organização da sociedade por meio da sistematização científica. Aquela que estuda o exercício, a distribuição e a organização da sociedade.
Contratualismo – Quando certos pensadores criam teorias para justificar a existência humana, como: Thomas Hobbes-leviatã (“o homem é o lobo do homem” e “egoísta e antissocial, o Homem precisa de um estado forte para intervir, teoria do Estado Absolutista da Natureza”). John Locke (Um estado menos opressor; O homem não é ruim por natureza ele é levado a ; Estado Nação; Estado que regulariza os direitos do homem). Jean Jackes Rosseau ( O homem é bom a sociedade é que corrompe; O Estado para ele era Tirano).
Secularização – Quando acaba o predomínio do pensamento religioso, o estado vira Estado-Laico, foi no contexto da Reforma séc XVI.
Ciência Política – Aquela que estuda, não somente o estado, mas também o poder. Existem 4 grandes áreas que a Ciência política estuda: Teoria Politica (debates, democracia, governo); Instituições Políticas; Grupos Partidos; Relações Internacionais.
Modelo Presidencialista – Quando o Estado possuí um Presidente que comande o executivo.
Modelo Parlamentarista- Quando o Estado Possuí o Primeiro Ministro a frente do poder.
Povo – agrupamento de humanos com cultura semelhante.
Nação- Povo unido por historia e cultura em comum/ consciência de constituir.
Política – Atividade por meio do qual diferentes interesses da sociedade são negociados. Intrinsecamente ligado a poder. E o poder político é concentrado no Estado.
Poder – Processo social pelo qual indivíduos/grupos conseguem modificar/convencer o comportamento de outro indivíduos/grupos; Sempre desigualmente divididos (dominantes-minoria; dominados-maioria); Poder política reforçado na pessoa física; Implica submissão e conformismo aos dominados. De acordo com Max Weber, poder significa a probabilidade de impor a própria