resumo de comportamento ético - contabilidade
O estudo explora a questão da sustentatibilidade da atitude ética e da necessária criação de mecanismos organizacionais para sua implementação.
Um número muito grande de estudos tem sido feito com o enfoque para as atitudes éticas para ambientes cooperativos, mas estas normas baseadas na ética que vem sendo estabelecidas podem colocar em risco aqueles que as seguem ao pé da letra. E é com está analise que este artigo vem discorrer, criticando a forma normativa naïve.
Este tema vem ganhando muito espaço na agenda dos estudiosos das organizações não-governamentais. Multiplicar a analise da ética nas organizações tem ressaltado grande importância pois primeiro o crescimento e a transnacionalização das organizações tem aumentado, segundo pela ampliação das firmas motivada pelo comportamento dos agentes. Este tema também tem sido avaliado quanto aos seus custos sociais. A primeira é baseada no trabalho da Coase que possibilita analisar ambientes internos das organizações, a segunda e baseada no trabalho de North que foca nas macroinstituições dos ambientes externos das organizações.
Nestes estudos propõe-se que as organizações operem com custo positivo em presença da possibilidade de ações oportunistas.
As contribuições deste estudo podem ser descritas:
Propor nova economia institucional.
Remover analise de responsabilidade social.
Ressaltar a ampliação dos estudos de responsabilidade, com o objetivo de obter lucro para as organizações governamentais e não governamentais.
Ética, Organização e Mercado
A ética nos negócios vem sendo tratada como norma, em especial nas empresas privadas, o estudo em questão tem como foco mostrar que este mesmo princípio tem que ser distribuído para as ações dos Estados e para as organizações não-governamentais.
Uma definição simples de Ética seria tentativa de sistematizar o que é certo e errado, com base em alguns princípios.
Economia e Ética
A