Resumo de bioquimica
ÁGUA E ELETRÓLITOS
Moléculas de água tem a capacidade de formar pontes de hidrogênio umas com as outras (intramoleculares) e também de ligarem-se com moléculas que elas solubilizam (intermoleculares).
As pontes de hidrogênio são ligações químicas fracas (e por isso reversíveis) resultantes da atração eletrostática entre um átomo eletronegativo e um átomo de hidrogênio ligado a outro átomo eletronegativo.
MOLÉCULAS HIDROFÍLICAS E HIDROFÓBICAS
A solubilidade das moléculas hidrofílicas deve-se à formação de pontes de hidrogênio com a água. Moléculas que podem formar muitas pontes de hidrogênio apresentam maior solubilidade.
Já as moléculas hidrofóbicas apresentam baixa solubilidade na água porque formam poucas ou nenhuma ponte de hidrogênio com as moléculas de água.
ELETRÓLITOS
Os eletrólitos dissociam-se em cátions (cargas positivas) e ânions (cargas negativas) quando adicionados à água; isso permite que a água conduza corrente elétrica. Eletrólitos fortes como o HCl e NaCl dissociam-se completamente na água.
PONTOS CHAVE SOBRE ÁGUA E ELETRÓLITOS
- Pontes de hidrogênio intermoleculares conferem a água uma “estrutura” que é rompida quando esta dissolve outras moléculas.
- Moléculas hidrofílicas formam muitas pontes de hidrogênio com a água; moléculas hidrofóbicas formam poucas ou nenhuma ponte de hidrogênio com a água.
- Eletrólitos fracos geralmente são ácidos fracos que formam um equilíbrio de dissociação.
TAMPÕES E CURVAS DE TITULAÇÃO
Tampões são pares conjugados que resistem a mudanças no pH. A curva de titulação é um gráfico da mudança de pH quando uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH), é adicionada.
PROPRIEDADES ÁCIDO-BÁSICAS DOS AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS
As proteínas adquirem propriedades iônicas em virtude das cadeias laterais dos aminoácidos que as compõem. Muitas dessas cadeias laterais podem ionizar-se e agir como ácidos fracos.
CURIOSIDADE:
- ACIDOSE METABÓLICA: Quando substâncias ácidas