Resumo de Biologia
DUPLICAÇÃO DO DNA
Duplicação semiconservativa: o DNA novo possui uma das cadeias de nucleotídeos da molécula-mãe, as células resultantes recebem o mesmo material genético.
DNA-polimerase: enzima que catalisa a síntese da cadeia nova tomando a cadeia-mãe como molde.
SÍNTESE DE RNA: TRANSCRIÇÃO
O trecho da molécula de DNA que contém o gene a ser transcrito se abre e se inicia o emparelhamento de nucleotídeos do RNA (pela enzima RNA-polimerase). Completado o emparelhamento, o RNA se solta.
As bases nitrogenadas do DNA e do RNA são complementares.
O CÓDIGO GENÉTICO
Gene: determina a seqüência específica de aminoácidos de uma proteína. É formado por uma seqüência de bases nitrogenadas.
Código de trincas: são trincas de bases nitrogenadas que codificam os aminoácidos. Um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca (código genético é degenerado).
SÍNTESE DE PROTEÍNAS: TRADUÇÃO
Participam os 3 tipos de RNA:
- RNAr: associado à proteínas, formando ribossomos.
- RNAm: filamento simples com várias seqüências de 3 bases nitrogenadas. Cada conjunto de 3 bases = códon. A seqüência de códons determina a seqüência de aminoácidos da proteína. Esse RNA leva a informação do DNA dos cromossomos para a produção do polipeptídeo no citoplasma.
- RNAt: em uma de suas extremidades livres há sempre a seqüencia ACC, onde ocorre sua associação com o aminoácido. Em outra região há o anticódon, que reconhece o códon do RNAm.
Toda molécula de RNAm possui:
- códon de iniciação (AUG-> metionina)
- vários códons que determinam a seqüência dos aminoácidos no polipeptídeo.
- códon de terminação (marca o fim da cadeia polipeptídica), podem ser UAG, UAA ou UGA.
Tradução, 3 etapas: iniciação, alongamento e terminação.
5’ -----------> 3’ sentido da vida
Ver pags. 109 e 110.
CAP 30
1ª Lei de Mendel (Segregação dos fatores): cada caráter é determinado por um par de fatores que se separa na formação dos gametas, indo apenas um dos fatores do par pra cada gameta,