resumo de biologia: reinos
Seres acelulares: vírus e príons
- Os vírus
Seres acelulares. São parasitas intracelulares obrigatórios.
Estrutura corporal: capsídeo (capsula proteica) envolvendo ácido nucleico (DNA ou RNA). Alguns apresentam um envelope lipídico.
O vírus que têm DNA dispõem de facilidade de utilizar diretamente seus ácidos nucleicos na transcrição de seus genes, na sua duplicação e, consequentemente, no preparo de seu DNA. Quando o genoma do vírus é simples, não pode ser reparado, já o de fita dupla pode ser reparado, pois tem uma cópia.
Por não terem DNA, os retrovírus produzem suas próprias enzimas de duplicação para se reproduzir, visto que a célula hospedeira não as têm. Há retrovírus que apresentam seu genoma “em pedaços”.
Reprodução viral:
Exemplo: bacteriófago
Na infecção viral, o vírus se liga a célula (adsorção) e introduz seu material genético, que comanda a replicação e a síntese de proteínas virais. Os capsídeos formados se acoplam às novas copias de material genético, produzindo novos vírus que são liberados da célula infectada.
Ciclo lítico: material genético viral comanda a produção de novos vírus. A célula infectada se rompe e libera.
Ciclo lisogênico: material genético viral permanece ligado ao DNA da célula e é transmitido para as descendentes dessa célula durante a divisão celular.
Como os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, não podem em meios de culturas comuns, como as bactérias. Os vírus requerem células para se reproduzir.
Por não terem células, os vírus não podem ser enfrentados por antibióticos. Seu combate é feito, principalmente, pelo sistema imunológico de individuo. Este detecta os vírus, e os glóbulos brancos produzem anticorpos específicos e os combatem. Quanto as medicamentos, podem ser usados antivirais e vacinas, em alguns casos.
Príon: não são vírus nem bactérias; são modificações de proteínas naturais do organismo que, em sua forma normal, são inofensivas, mas, com o acumulo da forma modificada, podem levar à