resumo de aula
1.1 Conceito
Os conceitos mudam ao longo do tempo. Em geral, eles procuram se adaptar à época a que pertencem. Entretanto, os conceitos modernos sempre carregam valores antigos e formas consagradas. Cabe ao gestor desenvolver sua análise crítica para melhor utilizar aqueles conceitos que procuram caracterizar melhor as suas atividades e expressar de maneira mais fiel possível os resultados desejados. O importante é que ele visualize de maneira clara, rápida e objetiva os significados dos números e das conclusões dele depreendidas. A seguir iremos tomar contato com alguns conceitos que podem ser utilizados pelos gestores para expressarem melhor suas atividades.
1.1.1 Conceito Geral: (segundo dicionário Aurélio)
a) Ato ou efeito de orçar; avaliação; cálculo; cômputo;
b) Cálculo da receita e da despesa;
c) Cálculo dos gastos para a realização de uma obra;
d) Cálculo de receita que se deve arrecadar num exercício financeiro e das despesas que devem se feitas pela administração, organizado pelo executivo, aprovado pelo conselho e de acordo com os objetivos ditados pela presidência da empresa;
1.1.2 Conceito Empresarial:
É um Instrumento de Administração que leva em consideração o conhecimento histórico de desempenho e se projeta no futuro com base em diferentes cenários econômicos, tendo como parâmetro fundamental os objetivos maiores da Presidência da Empresa.
O Orçamento como Instrumento de Administração serve para o controle entre o conhecimento histórico (ontem), a projeção (futuro) e o efetivo resultado obtido (hoje). Dessa forma, ele (orçamento) irá proporcionar os ajustes importantes para a consecução dos objetivos maiores da empresa.
2-FUNÇÃO ESTRATÉGICA DO ORÇAMENTO
O Orçamento é uma peça dentro da empresa e como tal nasce em função de algum objetivo.
Logo, o estabelecimento e o conhecimento dos objetivos irão determinar todo o conjunto de decisões e como conseqüência as atuações ou ações serão muito mais