Resumo de artigo sobre padrões e metodologias ágeis
Resumo de artigos sobre padrões e metodologias ágeis
Curso de Ciências da Computação
Universidade Estadual do Ceará
Washington Luís Alencar Junior
Fernando Augusto da Silva Barbosa
Resumo do artigo
Padrões e Métodos Ágeis: agilidade no processo de desenvolvimento de software
Washington Luis Alencar Júnior
Autores do artigo:
Edes Garcia da Costa Filho, Rosângela Penteado, Júnia Coutinho Anacleto Silva, Rosana Teresinha Vaccare Braga
Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Computação
Universidade de São Paulo – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
O artigo descreve padrões organizacionais e de processo que podem ser integrados aos métodos ágeis para tornar mais rápido o processo de desenvolvimento de software.
A Engenharia de Software busca sempre melhorar o processo de desenvolvimento que mesmo com a evolução das técnicas, métodos e ferramentas, ainda vê dificuldade das empresas de entregar o software nos prazos estabelecidos. Visando diminuir a formalidade na criação de software, e produzir sistemas de maneira rápida e com qualidade é que se tem adotado metodologias ágeis e padrões organizacionais e de processo.
Os padrões organizacionais e de processo são os que apoiam a construção do software e melhoram o seu desenvolvimento, auxiliando no reuso em níveis mais altos de abstração, como por exemplo, em nível de análise, arquitetural, organizacional e de processo.
Utilizando somente métodos ágeis, uma organização ou projeto pode não suprir suas necessidades. Ajustes nos métodos devem ser feitos. Neste contexto, os padrões são utilizados para aperfeiçoar o método ágil, buscando atender as necessidades do projeto ou da empresa.
Os autores do artigo mostram uma visão geral sobre metodologias ágeis e apresentam resumidamente duas metodologias, o XP (Extreme Programming) e o Scrum.
A principal diferença entre os métodos tradicionais que enfatizam na