Resumo de artigo ciêntifico-bagaço de cana
Rosely Alves Sousa.
Faculdade Santo Agostinho – FSA .
Resumo:
A abordagem da cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBC) na construção civil, diz respeito à utilização desta matéria-prima como meio alternativo para a produção de pastas, argamassas e concretos. O foco principal é garantir a preservação do meio ambiente associada ao desenvolvimento tecnológico, com pesquisas voltadas para utilização de agregados alternativos.
A extração da areia do leito de rios é prejudicial e causa desequilíbrio tanto ambiental quanto social em relação às atividades que envolvem esse processo. Há a escassez desse recurso e grandes impactos ambientais, como erosão, assoreamento, perda de espécies terrestres e aquáticas. Nasceu a necessidade de substituir esse método por outros não invasivos a natureza. A partir disso, iniciaram diversas pesquisas que buscam melhores formas de substituir o agregado miúdo natural por outros resíduos, visando o lucro no setor da construção civil. A reciclagem tem se mostrado uma boa alternativa, pois assim os materiais terão baixo consumo de energia e um preço acessível.
O Brasil apresenta-se com um importante papel, já que é o maior produtor de cana-de-açúcar no mundo. O crescimento nessa área intensifica o uso de fontes renováveis onde o bagaço da cana queimado também é utilizado como fonte de energia para o funcionamento de uma usina, sendo menos poluente a atmosfera quando comparado a outras formas de energia. O processo de cogeração de energia libera cinzas que serão posteriormente depositadas em lavouras, como adubo. A discursão em torno desse processo surge quando pesquisas indicaram que, na verdade, este produto não apresentava características fertilizantes. O apropriado seria utilizar este subproduto como matéria alternativa a fabricação de novos produtos, o que acarretaria contribuições econômicas a sociedade.
A alteração da temperatura modifica as