Resumo de ana nery
Ana Justina Ferreira Nery, nasceu em Cachoeira no dia 13 de dezembro de 1814, filha de seu José Ferreira de Jesus e de dona Luísa Maria das Virgens.Ela foi uma enfermeira brasileira e foi a pioneira da enfermagem no Brasil.
Ela casou-se aos 19 anos em 1837 com o capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery . O marido morreu em 1843 no Maranhão, deixando-a com três filhos: Justiniano, Antônio Pedro e Isidoro Antônio Nery Filho. Dois filhos eram oficiais do Exército e um era médico. seus filhos foram convocados para a guerra do Paraguai.
Decide escrever ao presidente da província uma carta na qual oferece seus serviços como enfermeira durante todo o tempo em que durasse o conflito. Ana Nery deixa a Bahia, pela primeira vez, em 1865 e vai auxiliar o corpo de saúde do Exército. Trabalha no hospital de Corrientes, onde conta com a ajuda de poucas freiras vicentinas para cuidar de mais de 6 mil soldados internados.
Em Salvador com as irmãs da Ordem de São Vicente de Paulo, ela aprendeu a prestar os primeiros socorros dentre outras coisas. As freiras ficaram impressionadas com a inteligencia e habilidade de Ana.A viagem foi muito longa e cansativa passando por vários lugares pelo sul do Brasil.
Viu morrer na luta um de seus filhos e terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Ela também foi matriarca da Cruz Vermelha no Brasil.Ana Nery faleceu no Rio de Janeiro dia 20 de maio de 1880, aos 66 anos. Em sua homenagem foi denominada, em 1923, Anna Nery, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.
Aluna: Lara Dayane de Morais Alves. 1º período de Enfermagem Vespertino da Instituição