resumo de amostragem probabilistica
1. Amostragem aleatória simples É o método mais utilizado no processo de amostragem, todos os elementos tem a mesma probabilidade de serem considerados. Recomenda-se fazer uma listagem dos elementos da população e atribuir um numero a cada um, o pesquisador deverá sortear os números adequados de elementos que irão compor a amostra. Um simples exemplo dessa técnica pode ser observado ao aplicar um questionário sobre satisfação com os serviços da agência em 10 clientes de um banco de dados de 100 pessoas, em que, a aleatória simples está em atribuir um número a cada cliente e proceder com o sorteio de 10 clientes.
.2. Amostragem sistemática A amostragem sistemática trata-se de uma variação da aleatória simples, que exige que cada elemento da população possa ser identificado de acordo com sua posição, o que só pode ser feito em caso de se poder identificar a posição de cada membro num sistema ordenado (FRANCISCO, 2011). Em uma amostragem sistemática, elemento de uma população ordenada é incluído na amostra. O ponto de partida é escolhido, aleatoriamente, entre os primeiros elementos, e a amostragem prossegue até que tenham sido escolhidos elementos (MERRILL; FOX, 1977). Também requer uma listagem dos itens, porém, recomenda-se que a população seja homogênea.
3. Amostragem estratificada É usada quando existem informações suplementares sobre a população, além de apenas uma lista. Algumas vezes a amostragem aleatória simples garante que a amostra seja tão representativa em relação á outra variável, por exemplo, levantamento de dados que pode ser estratificada ( em subgrupos ou estratos) por sexo, idade, renda, ou classe social Sendo assim, a variação dentro dos subgrupos é menor por serem mais homogêneos do que a variação entre os subgrupos, tornando a amostragem mais representativa da população, oferecendo mais precisão do que as amostragens