Resumo de aconselhamento
No processo de Aconselhamento não chamamos a pessoa que está recebendo o atendimento de PACIENTE (pois paciente para o AP, é uma pessoa passiva), Chama-se Cliente, (pois está palavra exprime mais uma pessoa ativa, alguém que sabe o que quer).
OBJETIVO:
O objetivo do aconselhamento concebido, amplamente, é capacitar o cliente a dominar situações da vida, a engajar-se em atividade que produza o crescimento e tomar decisões eficazes. Com o resultado de ter o controle sobre as adversidades atuais e as oportunidades de seu presente e futuro. Isso através de enfoque em problemas COGNITIVOS e AFETIVOS. No processo genérico do aconselhamento tem uma abordagem onde o individuo no decorrer do atendimento venha tendo maior percepção (insight) da relação sua com seu ambiente sendo mais efetivo no mesmo.
“Um objetivo comum do aconselhamento, é que o cliente melhore o seu próprio autoconceito e passe a julgar-se uma pessoa mais competente, amável ou merecedora (KELLEY, 1955)”
“O aconselhamento é uma atividade para ser trabalhada com indivíduos que cujo o comportamento é relativamente normal e que estão experimentando problemas de desenvolvimento ou ajustamento (kother C.Brow,1996)”
Ex: uma pessoa que era solteira e casa-se, enfrenta problema neste matrimônio está vivendo um problema de AJUSTAMENTO.
Existem dois modos de objetivo dentro o processo do aconselhamento 1- Objetivos resultantes: resultados pretendidos pelo aconselhamento 2- Objetivos processuais: são acontecimentos durante as sessões.
Que podem ser ações do conselheiro exemplo, ouvir mais atentamente meu cliente e compreender melhor o significado de suas preocupações, ou proporcionar que o cliente sinta mais segurança. Ou do cliente algumas atitudes que já tem mudanças durante o processo.
As características marcantes do Aconselhamento são:
Mais diretivo mais curto que a psicoterapia, trabalha mais com questões do desenvolvimento, trabalha o aqui e agora, trabalham mais o