Resumo das cartas ás Igrejas do século XXI
Aluno : Michele
Estas cartas são uma representação atual dos 7 tipos de Igrejas. Baseado em Apocalipse, capítulos 2 e 3. A primeira carta dirigida à igreja em Éféso
Nesta carta encontramos os falsos apóstolos. Encontramos que assim como há verdadeiros apóstolos, há falsos, geralmente tudo que é falso é fácil de perceber, a Bíblia nos mostra que nós conheceremos aos falsos pelo fruto e porque são lobos vestidos de ovelha, estes líderes falsos não precisamente se identificam como tais, mas como ovelhas nas congregações e não têm o fruto do Espírito Santo mais tem o fruto da carne, causando facções, divisões, contenda, criticando aos verdadeiros .
Em Niceia foi aprovada a idolatria dentro da Igreja no ano 787, faltou conhecimento da parte dos líderes e um Espírito de idolatria favoreceu o culto às imagens.
Logo, esta Igreja perde o primeiro amor, uma igreja sem amor e uma igreja diferente, porque o Espírito Santo não tem como fornecer o amor de Deus. Uma igreja sem amor não tem poder, não manifesta os dons nem o fruto, A segunda carta é dirigida à Esmirna
Uma igreja rica para Jesus, mas pobre para o mundo e para alguns cristãos .
Uma igreja perseguida, aonde os membros são presos para provar a fé deles.
Uma igreja que não teme tudo que vai sofrer como igreja. Uma igreja da qual alguns pregadores de agora não tem lugar. Aqueles pregadores que cobram muito para visitar, pregar e ministrar. Uma igreja aonde não há recursos materiais mas há recursos espirituais.
A igreja perseguida mais poderosa, igreja sem perseguição é fria, não acontece nada, não incomoda as trevas e não tem fruto. Hoje a igreja de Esmirna está na Coreia do Norte, Arábia Saudita, Irã e muitas outras nas quais ser cristão é proibido, há perseguição também acontece entre os cristãos, os tradicionais perseguindo os pentecostais.
A terceira carta é dirigida a Pérgamo
Pérgamo significa "cidadela"; ela estava localizada