Resumo Dalton La S
Curso de Ciência Política – Partidos e Sistemas Partidários
Laís Gallier Vieira da Silva
Resumo acerca da primeira parte do texto Democracia e identificação partidária nas sociedades industriais avançadas, de Russell J. Dalton, Ian McAllister e Martin P. Wattenberg; compreendido entre as páginas 307 e 320.
Os autores iniciam o texto apontando para a importância da ligação dos eleitores aos partidos políticos para a democracia. Mostram que a capacidade dos partidos de mobilizar e integrar os eleitores no processo democrático é uma questão primordial para a política partidária. Resgatam o conceito de identificação partidária movido por Angus Campbell, de que o partidarismo oferece uma estrutura e um significado aos sistemas de crenças individuais. O partidarismo concede um conjunto de percepções que promovem a organização dos indivíduos em torno das complexidades da política. Além disso, é considerada uma solução fundamental, já que age como uma estrutura de modelo para a avaliação de novos estímulos políticos e para as escolhas políticas nos períodos eleitorais. Colocam que as ligações partidárias são estimulante para o envolvimento das massas em campanhas e eleições.
Apontam que o objetivo de seu artigo é colocar em pauta o debate sobre a natureza mutável da identificação partidária nas democracias industriais avançadas, procurando estabelecer as mudanças gerais que ocorreram a nível do partidarismo nas democracias europeias e apontar ainda os efeitos desse declínio sobre o comportamento político dos eleitores.
Iniciam o debate apontando para os primeiros sinais de enfraquecimento das ligações partidárias, que ocorreu nos Estado Unidos, segundo o estudo de Converse. Esse enfraquecimento foi colocado como consequência do ambiente político do país a época, porém o mesmo ocorreu em alguns países da Europa. Assim, ficava claro pela volatilidade partidária entre as eleições, a diminuição considerável das lealdades