Resumo da Teoria da Administração Cientifica
De acordo com Chiavenatto (2011), a Escola da Administração Científica da ênfase as tarefas e tem esse nome devido à tentativa de aplicação dos métodos científicos aos problemas de Administração, com objetivo de alcançar elevada eficiência industrial. Os princípios científicos aplicados aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. Essa escola foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente, suas ideias contribuíram para encarar sistematicamente o estudo da organização. Ele foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, inclusive dos tempos e movimentos, de estabelecer padrões de execução, treinar os operários, especializar o pessoal, inclusive a direção, instalar uma sala de planejamento, em resumo, assumir uma atitude metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de trabalho, adotando esse critério até o topo da organização, isso tudo eleva Taylor a uma altura não comum no campo da organização.
Taylor notou que os operários utilizavam diferentes instrumentos, ferramentas e formas para fazer cada operação e que aprendiam a executar suas tarefas através da observação de seus companheiros. Com a Administração Científica ocorre uma repartição da responsabilidade: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção) enquanto o trabalhador fica somente com a execução do trabalho, pois de acordo com Sobral e Peci (2013), a ideia de Taylor era propor que qualquer pessoa pode ser produtiva desde que tenha o treinamento e ferramentas