Resumo da revista exame
E cada vez mais as pessoas compram tudo a prestação desde, carros, imovéis, roupas, eletrodomesticos, ou seja, isso ja viro um vicio entre os brasileiros.
Mesmo assim, o Brasil consegue se sair melhor que os países desenvolvidos como na questão do endividamento incluindo os financiamentos imobiliários , aqui equivale a 39% da renda anual enquanto em países britânicos equivale a 117%, no Brasil a taxa de desemprego é menor e a renda dos brasileiros é alta ao contrário dos países desenvolvidos, a dívida dos brasileiros é de curto prazo diferente dos outros países que contraem dívidas a longo prazo. No Brasil os bancos são mais rigorosos quanto a empréstimos imobiliários e financiamentos portanto as dívidas acabam sendo com outras coisas mais baratas como roupas, móveis, viagens, onde acabam parcelando quase tudo por causa da facilidade na hora da compra.O que seria preciso fazer era poupar para comprar o produto a vista e não pagar tantos juros, mas não é o que acontece com a grande maioria dos brasileiros. Tais pessoas não conseguem juntar dinheiro para comprar a vista e o jeito acaba sendo comprar parcelado, daí surge a fama do Brasil ser a pátria da parcela e o endividamento do brasileiro ser recorde.
O que mais espanta é que contas, muitas vezes simples, o brasileiro acredita estar pagando por algo em 30 vezes sem juros, mas ele esta ignorando que os juros ja esta imbutidos nas parcelas, mesmo que estejam escondidos. Poriso temos todo o direito de pedir desconto nas comprar paga a