Resumo da reforma Calvinista
As origens da Reforma calvinista responsável pela constituição das igrejas reformadas(como a igreja presbiteriana),se encotram em acontecimento ocorridos dentro da Confederação Suíça. Emquanto a Reforma luterana teve suas origens num contexto academico, a igreja reforrmada deve suas origens a uma série de tentativas de reformar a moral e o culto eclesiástico (mas não necessariamente sua doutrina) de acordo com um padrão mais bíblico. É preciso enfatizar que apesar de Calvino ter dado a esse estilo de Reforma a sua configuração definitiva, suas origen remontam a reformadores mais antigos como Zwinglio e Heinrich Bullinger, sediados em Zurique,a principal cidade da Suíça.
A pesar da maioria dos primeiros teólogos reformados , como Zwinglio ,serem provinientes de um contexto acadêmico, seus progamas de reforma não foram de natureza acadêmica. Antes, foram dirigidos à igrejas em cidades suíças como Zurique, Berna e Basiléia. Enquanto Lutero estava convictode que a doutrina da justificação era de inportância central para o seu programa de reforma social e religiosa, os primeiros pensadores reformados demonstravam relativamente pouco interesse na doutrina em geral, quanto mais em uma doutrina especifica. Seu programa de reforma foi institucional ,social e ético,semelhante em vários sentidos às reivindicações de forma provinientes do movimento humanista.
Costuma-se considerar que a consolidação da igreja reformada teve início depois da morte de Zwinglio em combate (1531). com a estabilização da Reforma de Zurique sob a coordenação de seu sucessor,Heinrich Bullinger e que se encerrou com o surgimento de Genebra como seu centro de poder e de João Calvino como seu principal porta-voz na década de 1550. A mudança gradativa de poder dentro da igreja reformada ocorreu no período de 1520-1560, estabelecendo, por fim, a