Resumo da portaria ms 2914/2011 microbiologia
A Portaria MS Nº 2.914/2011, dispõe os procedimentos de controle e de vigilância e ressalta da importância da qualidade da água para consumo humano (ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal), para a saúde da população e para verificar seu padrão de potabilidade.
Logo, sua importância é dada devido às suas finalidades: executar ações de vigilância da qualidade da água desde a captação em sua nascente até as estações de tratamento e de distribuição dessa água aos habitantes.
Ao instituir competências e responsabilidades aos órgãos fiscalizadores, define padrões e metas de potabilidade que devem ser seguidos para que qualidade da água distribuída por estes seja alcançada.
Para que a qualidade da água distribuída atenda às especificações citadas na Portaria, é essencial que esta esteja livre de contaminantes e/ou de poluentes (podem ser de natureza química, como elementos-traço, ou biológica, como agentes patogênicos biológicos) advindos de ações antrópicas ou de causas naturais.
Para que a água seja distribuída à população é necessário que os órgãos tomem como base a Portaria, assim, ao seguir todos os parâmetros e regras estabelecidas, a água destinada à sociedade será uma água livre de possíveis contaminações que possam prejudicar a saúde da população.
Os processos para que a água siga o índice de qualidade é necessário, em primeiro lugar, contar com um técnico responsável, pois somente ele possui as qualidades exigidas para tratar o sistema e ele será o responsável por notificar às autoridades de saúde a respeito de qualquer irregularidade no sistema de tratamento e informar medidas corretivas que devem ser tomadas para a regularização, caso algo aconteça.
A Portaria indica que devem ser feitas analises de Escherichia coli, pois ela é um bioindicador de contaminação por fezes humanas no recursos hídrico. Para controlar a