RESUMO DA ORIGEM DA SOCIOLOGIA
ALUNA: ALCILENE MENDONÇA DE QUEIROZ
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno, surgiu com a evolução do pensamento científico que vinha se constituindo desde Copérnico. Ela surge em meio à queda da sociedade e a consolidação da nova civilização, a Capitalista. Surgiu também com o objetivo de compreender a nova sociedade formada.
Quando lemos este capítulo, viajamos através da história, pois o texto relata as circunstâncias em que se deu o surgimento da Sociologia à medida que a revolução industrial acontecia, e o homem também passava por transformações motivadas por esta revolução.
O nascimento da sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. As principais são: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, elas trouxeram “mudanças radicais” e abalaram o modo de vida humano que se perpetuou por milhares de anos, foram responsáveis diretos na formação desta nova ciência que teve o árduo dever de estudar este novo mundo que surgia e se possível responder questões totalmente novas. Essas Revoluções constituíam os dois lados de um processo, e foi a partir daí que a Sociologia ganhou força maior, porque alterou a organização da vida social da época, e as transformações econômicas, políticas e culturais aceleraram ainda mais, colocando problemas ainda não vistos pelo homem.
A Revolução Industrial não se vinculou somente à introdução de máquinas a vapor e da mecanização do meio de produção, ela marcou a vitória da indústria capitalista, onde o empresário, uma nova figura da sociedade, que aos poucos foi concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob seu controle, passando a converter grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos, trouxe consigo inovações tecnológicas que provocaram tanto mudanças econômicas, quanto sociais. Com o aparecimento das indústrias, ocorreu uma corrente migratória em grande escala do campo para a cidade,