Resumo da OIT
As organizações de trabalho viraram instituições internacionais com dois objetivos básicos, jurídico e cientifico o primeiro serve de regulamentação e normatização das regras a proteção do trabalhador. O segundo é feito aos estudos das condições dos trabalhadores pelo mundo.
As organizações ainda podem ser definidas não só como jurídicas e cientificas mas também, arbitral ou jurisdicional, que tem por objetivo de conhecer e decidir conflitos que possam envolver aquelas organizações ou pessoas, físicas ou jurídicas,que tenham relações jurídicas internacionais , um exemplo é o Tribunal de Justiça da Comunidade Européia.
No exemplo da MERCOLSUL algumas organizações são consideradas regionais, elas exercem suas atividades em alguns territórios, e nesses territórios incluem países que se unem formando Comunidades ou Uniões com o objetivo de fixar suas normas com o consenso de todos para ajudar no processo produtivo e a circulação de mercadorias em seus territórios.
As organizações que se dedicam ao direito dos trabalhadores a mais importante é a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A OIT foi criada na Conferência das Nações,em 1919, por ocasião do Tratado de Versalhes, com a intenção de criar instrumentos de disciplina das relações de trabalho internacional.
Entende-se que desde o momento de sua criação a OIT vem desempenhando importante papel na internacionalização do direito do trabalho, criando a igualdade de preceitos trabalhistas e sua harmonização com a ordem interna dos países que celebram seus tratados e convenções.
A OIT é uma organização de caráter internacional, que trabalha pela realização de seus objetivos que motivaram sua criação e para alcançar suas metas. A OIT acredita no princípio de que a paz universal e permanente só podem basear-se na justiça social. Fonte de importantes conquistas sociais que caracterizam a sociedade industrial, a OIT é a estrutura