RESUMO DA OBRA: PAIXÃO POR VENCER (A Bíblia do Sucesso)
Autores: Jack Welch e Suzy Welch
Jack Welch define o seu livro como “um guia de viagem” para todas aquelas pessoas que tenham “ambição e paixão” . Como todo bom guia, concentra-se em pontos especiais, evita qualquer atraso ou desvio e desde o primeiro capítulo oferece descrições e opiniões categóricas. Assim, sem preâmbulos, começa por definir “missão” e “valores”, dois conceitos “abstratos, excessivamente utilizados e bem pouco compreendido no mundo dos negócios.
A diferença entre missão e valores é a seguinte; a primeira aponta para onde se dirige a empresa, enquanto os segundos descrevem comportamentos que a conduzirão nessa direção.
Welch diz que uma declaração de missão eficaz responde essencialmente à seguinte pergunta: “Como tentaremos ganhar nesse negócio?” expõe decisões sobre pessoal, investimentos e recursos, e uma avaliação dessas forças e debilidades da empresa, com a finalidade de identificar em que parte da cena competitiva ela poderia inserir-se de forma rentável.
Welch é enfático quando explica como definir uma missão. “pode-se conseguir input e qualquer lugar, por isso se deve escutar a inteligência responsável de cada setor. Mas criar missão é responsabilidade da alta gerância; não se pode e não se deve delegar isso, exceto àqueles que, em última instância, sejam responsáveis por ela”. Diferentemente da missão, a formulação de valores é um processo integrativo do qual participam todos os funcionários. Começa com uma versão preliminar, escrita pela equipe gestora, que em seguida é revisada e corrigida por responsáveis de todos os setores e níveis da empresa.
Para ilustras o que significam os valores, Welch conta uma história pessoal. Quando assumiu o cargo de presidente executivo, ele cometeu o erro de apoiar valores velados: “Os lideres devem enfrentar a realidade e viver a excelência”, por exemplo. Demoraram dez anos na GE para formular os valores da forma mais concreta, e