Resumo da nr 32
CENTRO DE ESTUDOS APLICADOS EM SAÚDE – CEAS
EVILANYO SANTOS DOREA
RESUMO DA NR 32
MURIBECA – SE
25/08/2012
EVILANYO SANTOS DOREA
RESUMO DA NR 32
Trabalho apresentado ao Centro
De Estudos Aplicados em Saúde – CEAS
Orientador: prof. Marcelo Lucas
MURIBECA – SE
25/08/2012
NR 32 – “SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE”
DO OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
Esta Norma Regulamentadora- NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção a segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como0 daqueles que exercem atividades de promoção e assistência a saúde em geral.
DOS RISCOS BIOLÓGICOS
A capacitação deve ser adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e deve incluir: a) Os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde; b) Medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes; c) Normas e procedimentos de higiene; d) Utilização de equipamentos de proteção coletiva, individual e vestimentas de trabalho; e) Medidas para prevenção de acidentes e incidentes; f) Medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes.
DOS RISCOS QUIMICOS
Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados nos serviços de saúde.
Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envaze e validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
Do programa de prevenção de riscos ambientais - PPRA.
No PPRA dos serviços de saúde deve constar inventario de todos os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos, com indicação daqueles que impliquem em riscos a segurança e saúde do trabalhador.
Dos Medicamentos e das Drogas de