Resumo Da NR 13
CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM OPERAÇÕES DE PROCESSOS QUÍMICOS E PETROQUÍMICOS
RESENHA CRITICa DA NR-13
JORGE UBIRAJARA dos santos araújo
SALVADOR
2015
SISTEMA FIEB – SENAI CIMATEC
CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM OPERAÇÕES DE PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS
RESENHA CRItica DA nr-13
JORGE UBIRAJARA dos santos araújo
Atividade apresentada como requisito de avaliação da disciplina Treinamento de Segurança na Operação de Processos Industriais. Curso: Operador de Processos Químicos e Petroquímicos – turno: Diurno – do SENAI-CIMATEC. Professor: Magno Morais.
SALVADOR
2015
NR-13 CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES
A Norma Regulamentadora 13 tem sido revisada constantemente em razão da modificação e modernização de procedimentos, além da introdução de novas tecnologias no mercado de trabalho e em atividades econômicas. Essa revisão é sempre feita de forma tripartite, com a participação do governo, representantes de trabalhadores e de empregadores.
Esta norma estabelece requisitos mínimos para o gerenciamento da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e saúde dos trabalhadores.
Para efeito desta norma caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares. Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica.
As empresas que possuem tubulações e sistemas de tubulações enquadradas nesta NR devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no mínimo, as variáveis, condições e premissas descritas no corpo da norma.
Pesquisas demonstram que a maior freqüência de acidentes por falha ou falta de