Resumo Da Mat Ria An Lise Textual
é visto que, a lingua portuguesa sofre diferentes variações a depender do contexto em que o individuo se apresenta, como: um advogado que quando estar trabalhando o seu jeito de falar, as palavras utilizadas por ele, não são as mesmas que ele vai falar com o seu filho em casa ou com a sua mãe ou esposa. Por isso que em cada ambiente, cada contexto diferente a uma maneira melhor de se coomunicar. As situações comunicativas são sub divididas em formal e informal. E muitas vezes temos a necessidade de se comunicar de maneira mais rebruscada por isso se da o apredizado da norma culta para que, o individuo possa falar com a utilização de uma linguagem mais formal. Mas todavia ao utilizar-se a norma culta, não que dizer que perderamos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre a falar com pessoas de nossa intimidade da mesma forma, apenas aumentaremos a nossa capacidade de comunicação. Lingua: um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias
linguagem: é a capacidade mental que permite nos comunicarmos de maneira mais flexivel,e adaptar a nossa comunicação ao ambiente.
A linguagem é uma capacidade humana e a língua uma espécie de “contrato” entre as pessoas em uma sociedade e é por ser uma capacidade humana que os analfabetos conseguem se comunicar, mesmo sem saber ler e escrever.
Verbal:é a linguagem que a comunicação é dada apartir de palavras e não de imagens
Não verbal: ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores.
Escrita e fala transcrever um discurso falado tentando ser fiel à fala é problemático, pois é necessário marcar as pausas próprias dessa modalidade, evidenciando as repetições.
Na escrita, a realidade é