Resumo da importancia da informática na contabilidade
A Contabilidade como ciência que estuda o patrimônio das entidades em todas as suas variações e acontecimentos qualitativo ou quantitativo, registra os fatos de natureza econômico-financeira que afetam o desempenho do patrimônio e realiza estudos sobre tais fatos no intuito de prever possíveis consequências.
É fato que nos dias em que vivemos, toda estrutura de inovação nas relações de controle e desenvolvimento do comércio, já mundialmente consolidado, e das instituições em geral, nos leva ao uso cada vez maior da tecnologia para realização de diversas tarefas. Não é diferente, essa relação do avanço tecnológico, no ramo da contabilidade. E isto tem levado a um controle mais preciso por parte dos órgãos fiscalizadores, um dinamismo maior por parte dos contadores que cometem menos erros nos lançamentos e perdem menos tempo para demonstrarem os balanços solicitados, apresentarem relatos, pareceres, planilhas etc.
Além dos diversos benefícios do controle dos dados, o risco de perda de informações é bem reduzido com o uso da informática nos processos da contabilidade.
As ferramentas da informática são aplicadas nas diversas técnicas contábeis, tais como: Escrituração (registro das ocorrências que influenciam a revolução patrimonial); Demonstrações contábeis (apresentação de todos os registros, de forma resumida, que apresenta os resultados obtidos pela empresa em um determinado período); Auditorias (exame por menor de todos os dados apresentados em uma demonstração contábil) e Análise de balanço (decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos contábeis por parte dos contadores, com o objetivo de municiar com informações mais ágeis, os usuários.)
Todas essas atividades por parte dos contadores é, em muito, facilitada pelo uso da informática, tornando as empresas mais competitivas e um trâmite das informações patrimoniais mais dinâmicos e preciso.
Referências: