Resumo da história qualidade
Introdução à Qualidade;
A história da qualidade tem inicio na pré-história, naquela época já existia a necessidade de produzir utensílios cada vez melhor, porém nesse período ainda não se utilizava o conceito de qualidade propriamente dito. Este conceito só passou realmente a ter grande abrangência quando os artesãos começaram a produzir e vender peças como sapatos, roupas e outras.
O artesão era um especialista que possuía domínio completo de todo o ciclo produtivo do produto que ele se dedicava a produzir, ou seja, desde a produção da matéria-prima até a etapa de venda do produto, e geralmente era ele próprio que negociava com os clientes. Nesse período o cliente estava próximo de quem produzia o que ele precisava, o artesão, com essa proximidade era possível solicitar seus desejos diretamente a quem iria produzir o que ele desejava, o artesão por sua vez, procurava atender da forma mais fiel possível os anseios do cliente. Todo o esforço do artesão em atender da melhor maneira possível o cliente era porque ele sabia que, a comercialização de seus produtos dependia muito da reputação de seu trabalho e da qualidade, que naquela época era feita boca-a-boca pelos clientes satisfeitos.
Na era da inspeção os produtos são verificados um a um – cliente participa da Inspeção; - inspeção encontra defeito, mas não produz qualidade.
Na era do Controle Estático produtos são verificados por amostragem e sendo que o Departamento responsável pela Inspeção verifica os defeito.
Na era da Qualidade Total o processo produtivo é controlado sendo toda empresa responsável pela ênfase na prevenção dos defeitos a Qualidade assegura.
Evolução dos conceitos de Qualidade :
Evolução dos conceitos de Qualidade começa na era da inspeção na década 50 com o início da padronização, controle da qualidade do produto quando nos anos 60 já se tinha a