Resumo da Historia da Língua Portuguesa
SERVIÇO SOCIAL
Resumo: História da Língua Portuguesa
.
MANAUS/AM
2013
Josenildo Barros da Silva
Resumo: História da Língua Portuguesa
Trabalho apresentado na disciplina de Língua Portuguesa solicitado pela Professora: Juliana Souza, como nota avaliativa da Faculdade do Amarildo do curso de Serviço Social.
MANAUS/AM
2013
Introdução
A língua portuguesa é hoje a 8ª língua mais falada do mundo e a língua oficial de 9 países.
Como língua viva, dinâmica, o Português resultou da evolução e influência de várias línguas de povos invasores da Península Ibérica, desde a língua dos primeiros povos, como a dos Lusitanos, até à dos Romanos. Invasões do território lusitano pelos Visigodos e pelos Árabes deixaram marcas na nossa língua, mas foi o Latim que teve grande influência no nascimento do Português. À medida que Roma conquistava novos povos, obrigava o uso do latim como língua oficial por toda a extensão do Império Romano.
Havia duas espécies de latim: o clássico, falado e escrito pelas pessoas cultas, e o vulgar, apenas falado pelo povo. A modalidade do latim imposta aos vencidos era o latim vulgar e, como os povos vencidos eram diversos e falavam línguas diferenciadas, o latim sofreu alterações distintas em cada região, o que resultou no surgimento dos diferentes romanos e posteriormente nas diferentes línguas neolatinas.
Após as invasões, com as influências e modificações do latim, diversas línguas e dialetos foram constituídos, como o catalão, o castelhano e o galego-português. O galego-português, resultante do romano, era uma língua falada na faixa ocidental da Península Ibérica (atual