resumo da evolução dos computadores
Tudo começou na necessidade dos povos antigos de realizar contagens. Quando chegou o momento em que tais contagens não puderam mais serem feitas com dedos e pedras, foram sendo feitos novos meios em que se pudesse desenvolver cálculos sem maiores trabalhos.
O primeiro invento foi o ábaco, um aparelho constituído de hastes paralelas e contas, que são pequenas esferas, e que podiam ser movimentadas e de acordo com sua posição, representava o numero trabalhado. Possibilitava cálculos de ate 5 digitos. Quando usado com habilidade, fazia contas tão rapidamente quanto uma calculadora moderna, por isso, o ábaco ainda é hoje em dia muito utilizado por comerciantes de algumas regiões da ásia.
Depois do ábaco foram feitos outros aparelhos que também eram analógicos, capazes de realizarem contagens, como ossos de Napier, a pascalina que foi a primeira calculadora mecânica do mundo, maquina de Leibniz, o tear automático , a maquina de diferenças, a maquina analítica de Babbage, o tabulador automático, e entre outros mais. Todos surgiram por aperfeiçoamento, ou seja, quando um aparelho não realizava determinada tarefa, o próximo era criado para suprir a necessidade. Essa evolução não foi rápida como nos dias atuais, pois os recursos eram mais restritos.
Os aparelhos analógicos foram aprimorados ate dar origem aos aparelhos digitais, os que utilizamos ate hoje. As maquinas continuaram a serem aperfeiçoadas, passando agora a serem divididas em gerações.
A primeira geração é dos eletroeletrônicos, a primeira geração é marcada pelo uso de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade era controlar o fluxo de elétrons. As válvulas esquentavam