Resumo da Dança do Universo
Tales- utiliza água como estudo racional da Natureza, Anaximandro- primeiro modelo mecânico do cosmo, o Ilimitado, Anaxímenes- postulou o ar como substância fundamental da Natureza, Heráclito- a substância básica era o fogo,representando o dinamismo,Parmênides- a realidade é imutável,sendo a mutação ilusória,Zenão- o movimento é impossível,Pitágoras- misticismo numérico e matematização da Natureza,Filolau- modelo do cosmo como “fogo central”,Leucipo- matéria é formada por um conjunto de átomos,Démocrito-elaboração mais precisa dos átomos.
Comparação entre as escolas iônica e pitagorica:
A escola iônica com seus principais representantes tinha o objetivo de desvendar a composição do cosmo a partir de conceitos racionais sem conceitos sobrenaturais, diferente da escola pitagorica. Já o Pitágoras crê no misticismo aliado com a ciência, utiliza os números como forma de sabedoria entre a mente divina e o conhecimento humano.
Ambas as escolas tinham algo em comum: contribuíram para o conhecimento astronômico. Tales de Mileto, grande representante da escola iônica supostamente previu um eclipse solar,o Anaxímanenes com a ideologia que as estrelas são fixas e o Anaximandro postulou que no centro do Universo havia a Terra de forma cilíndrica,sendo o Universo infinito.Os conhecimentos pitágoricos dizem que a Terra se move e contestam que ela seja o centro do Universo como diziam os iônicos.O representante da escola pitagorica foi o Filolau de Crotana que tinha como tese a Terra girando em torno de um “fogo central”,levando a tal teoria a um modelo heliocêntrico do Universo.
Além disso, há mais semelhanças: tanto os filósofos iônicos quanto os pitagóricos preocupavam com o ser, Tales dizia que o difícil era conhecer a ti mesmo, enquanto Pitágoras pregava que através da beleza numérica haveria a purificação da alma.
Enfim, tais pré-socráticos faziam uma pesquisa permanente da Natureza, utilizaram a matéria para justiçar o pré-