Resumo da apresentação do dia 16/05- comportamento do consumidor
Partindo desta definição feita por Solomon, temos uma base interessante e com uma ótima definição do que é o comportamento do consumidor. Este que, partiu do estudo da microeconomia que estudando a relação entre empresas X consumidores onde era dito que os consumidores procuravam o maior beneficio ao menor custo possível, ou seja, de modo que pudessem obter maior satisfação e prazer ao consumir com menos desconforto. Foi também detectado que o nível de satisfação dos consumidores com os bens e serviços diminuía conforme estes eram utilizados, as pessoas acabavam perdendo a percepção de utilidade para aquele bem ou serviço conforme já o obtinham, assim gerando uma nova necessidade, o que foi caracterizando o comportamento compulsivo do consumo. Esta teoria é chamada de Teoria da Racionalidade.
A Teoria da Racionalidade dava então, uma visão sem aprofundamento do real comportamento do consumidor. Neste ponto a psicologia surge trazendo uma alternativa para a compreensão dos fatores motivacionais, cognitivos e emocionais envolvidos nos processos de compra. A psicologia atuou com outras três importantes perspectivas teóricas: Comportamental, psicanalítica e cognitivista.
A comportamental aponta um conjunto de comportamentos que é gerada por estímulos no meio ambiente onde é feita a compra, tais estímulos fazem com que o consumidor tenha uma reação positiva ou negativa de determinado produto, por exemplo: O consumidor chega a uma loja de chocolate, o posicionamento das trufas, bombons, barras, cheiro de chocolate na loja são fatores que podem estimular o consumidor a comprar aquele produto.
A Psicanalítica que foi criada por Freud permite aos profissionais terem uma noção do que se passa na mente com o consumidor no