Resumo da Apostila de sociologia
CURSO DE DIREITO
TURMA
RESUMO APOSTILA SOCIOLOGIA N2
Controle Social e o Direito
CAMPO GRANDE – MS de 2014
1.1.Controle Social
O controle social pressiona o individuo a ter um comportamento esperado pela sociedade, a fim de proporcionar a interação social . Tal controle que se divide em formal ou informal. Formal: que é realizado pela burocracia estatal fundamentado na lei. Informal: se baseia nos usos e costumes, não é estatal, mas sim o grupo que orienta e fiscaliza o comportamento social do individuo. O controle formal e informal se divergem na utilização de sanções ,na qual o formal utiliza a sanção.
O controle também pode ser ainda negativo e positivo, que tem por objetivo estimular um comportamento pretendido por meio de recompensa, já o negativo procurar afastar o comportamento indejado por meio de sanções.
1.2.Direito como controle social
Max Weber elaborou três formas de poder legitimo: poder tradicional, fundamentado nos costumes de cada povo. Poder carismático, baseado na admiração estabelecida pelo grupo ao líder .Poder legal, fundado na validade de um sistema lógico-formal de normas. Tais poderes preponderam-se conforme o tempo histórico.
O Poder legal como legítimo predomina nas sociedades modernas ,na qual o Estado exerce tal poder possuindo instrumentos de coerção, baseado num sistema normativo jurídico. Convém analisar a burocracia que é um sistema de organização que objetiva a racionalização e eficácia de grandes organizações. Os elementos da burocracia são: generalidade, imparcialidade e racionalidade e eficiência ,assim o Estado dotado de poder legítimo cria e aplica direitos de forma exclusiva, utilizando da burocracia.
Segundo a professora Ana Lucia Sabadell “ A burocracia pode planejar várias intervenções na vida das pessoas e influenciar o seu comportamento”. O principal controle em posse do Estado é a regalia de impor sanções jurídicas por meio da coerção.