resumo da Apae
Tema: ABA e as Crianças com Comportamentos Desafiadores
De acordo as palestrantes Mariana e Renata apresentaram, ficou visível que trabalhar com crianças com comportamentos desafiadores não é fácil ,ainda mais porque uma criança não tem um comportamento desafiador porque decidiu ter, mas ficou bem claro que tudo influência para que tal criança tenha um comportamento desafiador.
Por esse motivo antes de analisar o comportamento desafiador de uma criança, precisamos quebrar alguns mitos e ao mesmo tempo entender que tais comportamentos refletem em negação, projeção, sublimação, insight e até mesmo o inconsciente. E é nestes casos onde temos que tomar cuidado para trabalhar formas como contingente, comportamento operante e respondente, estímulos e a operação motivadora.
Ao fazer uma análise do comportamento se precisa ter uma visão bem ampla e lembrando-se que um comportamento nunca acontece do vaco, e se o comportamento está diferente do normal do qual você conhece o indivíduo,pode ser que tem algo lhe incomodando ,um comportamento sempre tem um motivo para acontecer. Lembrando que o condicionamento significa aprendizagem, isto é, como professor educador temos que condicionar o educando de forma que o leve a um aprendizado significativo e produtivo, pois lembrando-se que não há um padrão de comportamento e sim leis que permitem a predição e o controle do comportamento e portanto é sujeito a mudanças no mesmo.
Por isso temos exemplos de bebês que choram, mas cada choro tem uma função diferente. Isto nos deixa claro que há comportamentos iguais mas funções diferentes.
Por esse motivo existe a ABA, que não é método e nem técnica, e sim ABA é a ciência / Análise do Comportamento Aplicada. Visando as implicações dentro da ciência que são as seguintes:
Está em constante modificação – aprimoramento
Baseado em anos de pesquisas rigorosas
Abordagem com rigor analítico e