Resumo câmera na mão guarani no coração
Capítulo 1
Renato (Tato) adorava cinema e o avô dele era cineasta. Ele fez vestibular de comunicação. Os pais dele eram pobres, mas no dia do aniversário dele resolveram dar a ele uma câmera novinha. Então ele resolveu se inscrever em um concurso em que eles devem apresentar grandes obras da literatura brasileira. Tato foi no bar do Clécio e resolveu com seus amigos Rô, Aníbal e Pedro fazer o vídeo, que segundo o regulamento devia ser do livro “O Guarani” de José de Alencar. Isso ele descobriu no outro dia, quando foi até a fundação cultural.
Capítulo 2
No capítulo dois, Tato sai para comprar o livro “O Guarani”, pois nunca tinha lido ele. A mãe de Tato pediu a ele que fosse levar umas roupas pra sua tia (Amélia). Chegando lá depois de duas horas no ônibus ele contou a sua tia do concurso. Ela indicou um vizinho dela chamado Severo que adorava o Guarani e tinha a casa praticamente idêntica a descrevida pelo autor. Severo tinha uma filha chamada Cecília ( o mesmo nome da mocinha de O Guarani) e era advogado. Ele topou em deixar os garotos usarem a casa de cenário e em ajudá-los a escolher a cena. Marcaram um encontro no sábado.
Capítulo 3
Tato pegou aulas com seu amigo Arthur para manejar a câmera e no sábado foi até a casa de Severo. Chagando lá estavam todos os seus amigos reunidos. Severo começou a falar: José de Alencar foi um pioneiro, pois naquela época a cultura era influenciada pela Europa. Ele publicou o livro capitulo por capitulo em um jornal. Alencar tentava acabar com o preconceito com os índios. Ele nos apresenta aos personagens:
□ Dom Antônio, o Pai de Ceci. □ Dona Lauriana, a esposa. □ Dom Diogo de Mariz, o filho que gostava de corridas e caçadas. □ Cecília, a filha de 18 anos (mocinha). □ Isabel, prima de Ceci filha de uma índia □ Aventureiros: □ Dom Álvaro cavaleiro de Dom Antônio □ Aires Gomes, o escudeiro de Álvaro. □ Loredano, (vilão) com dois