resumo critico
Esse filme relata um fato veridico ocorrido em 1941 e lançado em 1994 nos EUA e conta a situação dramática pelo qual Andy Dufran, um conhecido e bem sucedido banqueiro passou ao ser condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e o amante, condenação essa injusta e mandado para uma prisão conhecida pela severidade e o rigoroso esquema de segurança, fato este pelo qual nunca ninguém havia fugido dela.
A prisão se chamava Shawshank e logo na chegada Andy já teve uma noção de como seria sua vida a partir daquele momento ao presenciar a morte de um prisioneiro só pelo fato do mesmo estar chorando foi espancado até a morte.
No início a vida de Andy foi um verdadeiro inferno, devido a sua recusa em participar de um grupo de homossexuais, por causa disso ele foi violentado por varias vezes, espancado, chegando a passar por mais de 30 dias na enfermaria para tratar dos ferimentos.
Com o passar do tempo Andy fez amizade com outro prisioneiro chamado Red, conhecido por conseguir muitas coisas para os prisioneiro, como cigarros, bebidas e pequenas ferramentas. Andy e Red formam uma amizade muito grande, onde um confiava no outro.
Andy pelo fato de ter sido um banqueiro tinha um grande conhecimento de finanças e em um determionado dia estavam todos os prisioneiros fazendo um trabgalho externo a prisão quando ouviu o chefe da guarda, um cara cruel comentar que tinha recebida uma pequena herança, mas teria que pahar grande parte para o Imposto de Renda, foi nesse momento que Andy arriscou sua própria vida e deu uma sugestão para o mesmo que de inicio exitou um pouco, mas acatou a sugestão e Andy pediu em troca um pequeno favor, dar 3 cervejas a cada um de seus colegas.
Um tempo depois Andy já estava fazendo a declaração de Imposto de Renda, dando conselhos de aplicações financeiras para todos os guardas, até mesmo de outras prisões vinham até ele, sua fama se espalhou e foi ai que o diretor da prisão uma pessoa sem escrúopulos e se achava o Deus la