Resumo Critico: O Desafio da Pesquisa Social
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Resumo Critico: O Desafio da Pesquisa Social
Dentro varias as concepções que descreve a ciência social, percebe que ela pode ser baseada em técnicas de um assunto em específico ou fundamentada em conceitos teóricos e práticos. Sendo o campo cientifico amplo e formal, ainda é permeável por impasses que implicam controvérsias, mesmo assim a ciência hoje é admirável enquanto conhecimento cientifico. As ciências elas são embasadas em fatos, onde a ciência social se constrói através de historia, sendo a sociedade humana responsável por essa construção, diferentemente das ciências físicas e biológicas que escolhem o tema mais relevante para se investigar.
O progresso da ciência e sua confiabilidade se da por estudos, investigações e praticas de seu conhecimento, tudo isso é feito por meios metodológicos padronizados que dão formalidade ao estudo em questão. A medotologia propõe regras para se seguir , o que norteia o trabalho promovendo começo, meio e fim. Onde são fundamentados em pesquisas, que vão se iniciar a partir de impasses, de questões ou problemas não solucionados, que são levantados a partir de teorias. As teorias compreendem explicações da realidade, que dão ponto de partida numa pesquisa, através de suas proposições e de comprovações hipotéticas, que ocasiona o levantamento de questões, é o que da o embasamento a uma pesquisa, através de respostas e de novos questionamentos. Como exemplo, os conceitos que dão sentido as expressões, representam teorias desenvolvidas para entender o contexto da palavra ou tema em questão.
A metodologia ela classifica as ciências sociais como uma pesquisa qualitativa, que se desenvolve a partir de significados, valores e atitudes de uma sociedade humana, num ponto de vista metodológico não se pode quantificar tais assuntos. Quando o método quantitativo surge nesse contexto, ele vem conceituar a matemática, facilitando a compreensão da