Resumo Critico Capitulo 6
Resumo Crítico
(A Construção das Ciências: Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências.)
Aluna: Patrícia Caroline Araújo Lopes
Matrícula: UC 14200010
Turma: 4A4B
Setembro/2014
Na Idade Média, o bom é poder perceber essa integração entre todos os membros de uma sociedade, seja ele biótico ou físico. Como é o caso das aldeias autárquicas, que possuem uma relação muito próxima com todos os componentes do seu meio de convívio.
Poucos séculos depois, toda essa visão de que tudo faz parte do todo, que conta uma história muda, as coisas se tornam mais objetivas, e com menos características históricas. Neste período o indivíduo não se vê mais integrado a um grupo, onde todos exercem suas funções para o bem comum. Estas transformações fazem com que o indivíduo torne-se único, se separando do todo.
Porém, essa mudança não foi somente negativa, houve muitos benefícios para a sociedade, como a motivação a interiorização, no qual cada pessoa é único, tendo sua própria visão sobre o mundo, e como se portar diante dele. Um exemplo dessa mudança, é a crença, pois neste momento as pessoas podem ter uma visão individual, e um estudo separado dos outros... Podendo assim, exercer sua opinião diante dos fatos.
E toda essa modificação gerou frutos que nos rodeiam até os dias atuais, como é o caso da globalização, que permite que outras pessoas possam ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos que talvez elas nunca presenciariam.
A partir do século XII, surge um avanço imensurável, a capacidade de passar a mesma informação sem emitir sequer nenhum som ou gesto. A escrita aparece como algo inovador, para universalizar o que já ocorria. Porém, consigo surge a inutilização total da nossa capacidade intelectual, pois não precisamos mais nos esforçar para transmitir uma mensagem. O que acontece atualmente com o uso dos computadores é exatamente