RESUMO CRIANDO PAISAGENS - LIVRO
CRIANDO PAISAGENS
ESPAÇO EM PAISAGISMO - 1
O paisagismo é a única expressão artística em que participam os cinco sentidos do ser humano.
. A visão é importante instrumento captador de imagens, tanto parada como em movimento, isso modifica apenas nas questões dos planos.
. O tato, nos informa sobre a temperatura, rugosidade, lisura, maciez ou dureza.
. O paladar nos permite Saborear os temperos e especiarias, chás, sementes, etc.
. A audição faz com que percebemos os murmúrios das árvores e folhas através do vento, as águas e o canto dos pássaros. Se tratando de paisagismo, podemos dizer que se difere de arquitetura, pois resulta da matéria-prima. Os elementos da natureza.
O ar, água, fogo, terra, fauna, o tempo que muda a paisagem todos os dias, são elementos dinâmicos.
A arquitetura paisagística limita e subdivide os espaços. É um trabalho de vazios e cheios na composição dos espaços. A modelagem espacial é a base de um bom projeto paisagístico.
A definição espacial é importantíssima, o paisagismo trabalha com os espaços vazios, ...vazios transformados em espaços, a partir de elementos naturais e dinâmicos que mudam de acordo com estações. Trabalha-se com as tensões entre os vazios e os cheios na composição de espaço. Os percursos devem ser de prazerosas descobertas.
Espaço psicológico:
Trata-se das diferenças de percepção causadas pelos espaços arquitetônicos e paisagísticos, onde paredes lisas vão de encontro direto com observador. É interessante que o piso não encontre direto com o muro.
Lugar e não lugar:
Um lugar deve se sempre agradável, o não lugar é onde une-se dois lugares, uma passagem. No projeto paisagístico precisamos de lugares e não lugares. O não lugar pode ser um espaço para se ver de fora, até mais importante que o lugar.
Proporção e escala:
Proporção é a relação harmoniosa entre as partes e os elementos que compõem.
Escala é a relação que se estabelece entre os tamanhos dos espaços, sejam