Resumo Crash: No limite
Curso: Direito
Disciplina: Antropologia
Professora: Cleoneide Moura do Nascimento
Alunos: Antonio Donato de Medeiros Neto
Lígia Maria Almeida Lima
Avaliação Reflexiva
1. Resumo do Filme Crash.
O filme Crash No Limite relata desde o inicio, histórias de preconceitos existentes na sociedade americana, após o ataque de 11 de setembro. A princípio já é enfatizado o preconceito entre etnias onde uma batida de carro é escancarada diferenças entre uma latina e uma asiática.
A trama é regida de atos preconceituosos dos mais diferentes ela narra um dialogo entre dois garotos negros, onde um sente-se diminuído em todos os aspectos por pessoas brancas, isso se confirma quando a esposa e o promotor andam pela calçada e ao avistá-los, eles mudam logo o comportamento. E nesse momento eles assaltam o carro deles. Um dos jovens é irmão casula de um policial negro que se deixa corromper por beneficio familiar, entrando num campo de valores e moral.
A esposa do promotor tomada de medo e aversão desconfia de um rapaz que também é negro, e que lhe presta um serviço, chamando-o de membro de gangue, levando em consideração a sua aparência.
Outra cena que merece ser ressaltada é uma abordagem feita por dois policiais brancos a um casal negro. O casal é humilhado e a esposa é molestada, um completo abuso de poder com princípios preconceituosos.
Um comerciante estrangeiro é vitima de preconceito, ao comprar uma arma é chamado de terrorista, o mesmo comerciante também é age com preconceito onde acusa um trabalhador latino de ladrão.
Portanto percebemos que o filme trás historias fortes e incrivelmente conectadas, mostrando sentimentos que regem ações etnocêntricas e preconceituosas e nos proporcionando a oportunidade de reflexão. A ausência da ética, da moral e a intolerância levam-nos a perceber o quanto os dramas relatados estão próximos da nossa realidade.
2. Explique com suas palavras o que é etnocentrismo contrapondo