RESUMO CR TICO
ALUNA: FERNANDA NAIARA CAMPOS DE ALMEIDA, 52670, T31 GRASIELLI BELONI DE SOUZA, 84206, T33
Tempos Moderno é um filme antigo que faz uma crítica ao modo de produção em que os trabalhadores eram submetidos na época da Revolução Industrial.
Este período foi marcado pela passagem da produção artesanal para produção em massa, em que os operários eram obrigados a cumprir longas jornadas de trabalho, realizando atividades repetitivas no menor tempo possível, sem nenhuma preocupação com a saúde física e/ou mental. Toda esta exploração com os trabalhadores ocorreia porque os proprietários das indústrias pensavam em obter o lucro a qualquer custo, fazendo com que os funcionários trabalhassem como máquinas.
Além disso, na época, os trabalhadores não podiam fazer críticas e exigir direitos trabalhistas, pois tais práticas de greve e manifestações eram altamente reprimidas. Estes trabalhadores, ditos comunistas, geralmente eram presos.
Em suma, o filme Tempos modernoso tem como personagem principal Carlitos vivenciado por Chaplin, que em função de toda a “pressão” que sofria no trabalho começa a apresentar problemas físicos e psicológicos por realizar a mesma tarefa rapidamente, até que um dia adoece e acaba parando no Hospital. A fábrica em que Carlitos trabalhava vai à falência. Carlitos após passar um tempo na prisão vai à procura de outro emprego, porém não consegue fixar-se no emprego, pois ele só sabia fazer uma atividade que era de apertar parafusos. Desta forma, Carlitos só conseguia executar tarefas que não exigia raciocínio lógico, chegando ao ponto dele acreditar que a melhor solução para a vida dele era voltar para a prisão.